Na noite desta sexta-feira (22), no Armazém do Campo (PA), aconteceu o lançamento do Acampamento Nacional da Juventude em Luta por Terra e Soberania Popular. O acampamento acontecerá entre os dias 13 e 17 de outubro deste ano, em Brasília (DF).
Animados pela mística de abertura da atividade, os jovens mostraram toda a sua vontade e rebeldia de lutar contra o extermínio da juventude, o racismo, o patriarcado, a homofobia e todas as formas de opressão. Com apresentações musicais de Tião, Prog MC, DJ Jack Sainha e do grupo Forró Encantado, a noite foi de muita animação e dança.
Participaram do lançamento jovens de vários movimentos ligados à Via Campesina e que vieram de vários municípios do estado do Pará e amigos do MST. Para Carol Cruz, militante do Levante Popular da Juventude do município de Cametá, o acampamento representará diversos sujeitos que irão para Brasília levando suas bandeiras de lutas e desejo de reconstrução de nosso país.
“Estamos levando nossas bandeiras de luta para exigirmos do Governo Federal políticas públicas que dialoguem com a realidade da juventude brasileira e, em especial, da Amazônia. No governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, a juventude foi impedida de ocupar espaços de decisões e também tiveram negados seus direitos à educação, ao trabalho e de permanência no campo. Lutamos contra reforma do ensino médio, a reforma trabalhista, a devastação da Amazônia e a morte do nosso povo nas periferias e nos campos do Brasil.”, afirma Carol.
Laíson Ferreira, direção nacional do Movimento dos Atingidos pela Mineração (MAM), diz que realizar o Acampamento Nacional é um desafio gigantesco para os povos da Amazônia e que ele será um espaço importantíssimo de debates e conhecimentos da realidade da juventude brasileira. “Aqui no estado do Pará a nossa juventude vem sendo afetada por um modelo de mineração que está destruindo nossas comunidades, poluindo nosso rios e destruindo o meio ambiente. Estamos levando para este acampamento jovens dos municípios de Barcarena, de Mojú, de Abaetetuba e Parauapebas e, quando voltarmos, continuaremos mobilizando e organizando mais jovens para que se fortaleça a luta em defesa destes territórios e de seu povo”, declara Laílson.
Para Vivi Arapaso, do povo Arapaso, município do Médio Rio Negro, Amazonas, participar do acampamento nacional será uma grande oportunidade de trocar experiências com outros jovens e conhecer outras realidades e formas de luta. “Estaremos somando forças com outros jovens e reafirmando nosso compromisso em defender a Amazônia e lutar pela defesa de nossos territórios e de nossa ancestralidade. Queremos um país com Soberania Popular, com terra para todo o povo e respeito aos povos indígenas que historicamente são massacrados e expulsos de seus territórios, defende Vivi.
Mateus Pinheiro, militante do Movimento dos Pequenos Agricultores do município de Santo Antônio do Tauá comenta que a juventude camponesa da Amazônia está indo para o Acampamento Nacional dizer à sociedade sobre a necessidade de se fazer a Reforma Agrária em nosso país e da importância da produção de alimentos saudáveis para alimentar o povo brasileiro.
“Nossa juventude camponesa está construindo coletivamente este acampamento com as demais organizações que compõe a Via Campesina e queremos dizer para a sociedade que é importante que as famílias camponesas tenham acesso à terra e que também tenham políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e da produção de alimentos saudáveis. Estamos indo à Brasília para dizer também que a juventude quer terra, trabalho, lazer e isso só conseguiremos com luta e com mobilização permanente”, afirma Mateus.
Para Manú Borges, direção estadual do MST(PA), a meta é levar para o Acampamento Nacional cerca de cinco mil jovens de todo o Brasil e representações de outros países. Debates sobre a realidade a juventude e fortalecimento das lutas dos movimentos que compõe a Via Campesina serão momentos importantes durante os quatro dias que durarão o acampamento.
“Nosso acampamento terá caráter massivo e formativo e iremos debater sobre a nossa realidade e nossas demandas, tanto da juventude do campo como da cidade. Aqui no Pará estamos mobilizando nosso jovens para participarem deste momento importante da juventude da Via Campesina. Estaremos levando nossas canções, nossas poesias, nossos alimentos produzidos de forma saudável e toda a rebeldia da juventude amazônica que está disposta a ajudar a reconstruir nosso país”, finaliza Manú.
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Mais de 50 entidades, incluindo centrais, sindicatos, partidos de esquerda e movimentos sociais e estudantis, uniram-se nesta terça-feira (21) e criaram o Comitê Palestina Livre.
O encontro histórico ocorreu no auditório do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e contou com a presença da Frente...
Denúncias graves apontam assédio e direcionamento político no tradicional jornal paulista. Agora, ele será alvo de investigação
Por Redação RBA
REPRODUÇÃO
Este procedimento, que precede um inquérito civil, tem potencial para desencadear ações legais. Entre...
Servidores e servidoras do Justiça Federal, da Justiça Eleitoral e da Justiça do Trabalho realizaram na sexta-feira (17) uma manifestação mesmo sob chuva, em frente ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), em Porto Alegre.
Com apitos e cartazes, os trabalhadores e as...
Estima-se que até 1 milhão de escravizados foram desembarcados naquele local. Sítio arqueológico foi descoberto em 2011
Por Redação RBA
Tomaz Silva/Agência Brasil
0
1
São Paulo – Construído em 1811, o Cais...
Expediente em datas festivas para certas categorias só será liberado após acordo entre trabalhadores e patrões
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Funcionamento de supermercados em feriados vai depender de acordo entre patrão e trabalhador -...
Clima ameaçador e imprevisível: enquanto parte do Brasil encara um calor inédito, a região Sul do país volta a se preocupar com as chuvas
Por Brasil de Fato
Publicado 15/11/2023 - 12h51
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Ondas de calor cada vez mais intenso...
Ao 'BdF Entrevista', economista alerta para necessidade de buscar caminhos para renovação do Congresso no futuro
Redação
Eduardo Moreira (à direita na imagem) foi entrevistado pelo jornalista José Eduardo Bernardes - Reprodução
Tem condições do Brasil...
Grupo já havia entregado o "Machado de Prata" a Germano Bremm, titular da SMAMUS
sul21@sul21.com.br
Em protesto contra a concessão de parques e praças públicas, integrantes de entidades ambientalistas entregaram, nesta terça-feira (7), o troféu “Motosserra de...
MST e Consórcio Nordeste avançam em acordo com instituições chinesas que terá como marco inicial o envio de 30 máquinas
Mauro Ramos
Pequim|China |
Um trator Huili, uma das máquinas com destino ao Brasil. - Juliet Xiao
Entre novembro e dezembro, uma leva...
Um grupo de trabalho permanente, vinculado à Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, irá acompanhar a aplicação no Rio Grande do Sul da lei que criou o piso nacional da enfermagem.
A decisão foi tomada ao final da audiência pública, realizada na manhã de...