Página inicial > Cozinha solidária do MST distribui milhares de marmitas para atingidos pelas chuvas no estado
Cozinha solidária do MST distribui milhares de marmitas para atingidos pelas chuvas no estado
24/11/2023 08:33
Com 3 mil refeições distribuídas até o almoço de quinta (23), a cozinha em Eldorado do Sul segue por tempo indeterminado
Gabriela Moncau
Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
23 de Novembro de 2023 às 18:24
Com uma cozinha montada na sede da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegra (Cootap) em Eldorado do Sul (RS), cerca de três mil marmitas foram distribuídas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para atingidos pelas chuvas.
A ação de solidariedade está sendo organizada desde a última terça-feira (21), um dia depois de a prefeitura decretar situação de emergência na cidade. Com as fortes chuvas que atingem o estado neste mês de novembro, a cheia do Rio Jacuí fez com que cerca de 5,7 mil pessoas tivessem que deixar suas casas em Eldorado do Sul, segundo a Defesa Civil Municipal. Outras 700 pessoas estão abrigadas em ginásios públicos.
“Estamos aqui, nos solidarizando com a população. E vamos seguir trabalhando até quando seja necessário”, conta Juliana Soares Ribeiro, do MST. O mutirão, que conta com o apoio de trabalhadores da Cootap e da prefeitura, sob gestão de Ernani de Freitas Gonçalves (PDT), prepara outras 600 refeições para o jantar desta quinta-feira (23).
“A população de Eldorado foi bastante atingida, as águas do Rio Jacuí pegaram mais da metade da cidade. No Assentamento de Integração Gaúcha muitas famílias também foram atingidas”, relata Juliana. Ela se refere a um dos principais polos de produção de arroz agroecológico do movimento, que ainda contabiliza o tamanho das perdas por conta da enchente. “Duas escolas dentro do assentamento ficaram embaixo d’água”, descreve Ribeiro. “A produção, as hortas”, elenca.
Assentada, Geni gravou um vídeo na própria cozinha solidária. A água, conta ela, “veio de cima, veio de baixo, veio do lado, pegou a maioria dos assentados, então a maioria perdeu tudo. A casa, os móveis, não deu tempo de tirar, foi meio rápido o negócio”.
“E estamos aqui com a cozinha solidária fazendo alimentação, com solidariedade ao pessoal”, ressalta Geni, em frente a uma linha de produção de voluntários enchendo marmitas. “Estamos aí, vamos lá gente”, finaliza.
As chuvas de alta intensidade e as enchentes no Rio Grande do Sul já deixaram cinco mortos em novembro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de chuva nos últimos 30 dias chegou a 500 milímetros em uma série de cidades gaúchas.
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Sidney Possuelo foi presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) e recebeu homenagem há 35 anos
Redação
Brasil de Fato | Brasília (DF) |
18 de Março de 2022 às 09:33
Ouça o...
Nove dias antes de um novo aniversário do golpe genocida, Cristina Fernández de Kirchner recebeu no Senado organizações de direitos humanos com quem falou sobre o retorno às ruas após dois anos sem mobilizações em 24 de março devido à...
Nota de gigantes da mineração divulgada hoje contraria artigo publicado há dois anos que defendia PL 191/2020
Murilo Pajolla
Brasil de Fato | Lábrea (AM) |
15 de Março de 2022 às 18:57
Ouça o...
Não precisa ser marxista para constatar que as crises econômicas são uma regra e não uma exceção do capitalismo
Leonardo Severo
Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
13 de Março de 2022 às 15:54
Os russos finalmente...
A CUT-RS, centrais sindicais, movimentos sociais e partidos políticos de esquerda sairão às ruas nesta terça-feira, 8 de Março, Dia Internacional das Mulheres. O slogan que unifica os atos em todo o Brasil é “Pela Vida das Mulheres, Bolsonaro Nunca Mais! Por um Brasil sem machismo, racismo e...
Campanha visa a arrecadar recursos aos povos originários para a compra de medicamentos e cestas básicas, em meio a uma invasão violenta de garimpos ilegais
Por Redação RBA
Publicado 04/03/2022 - 12h40
Adriana Duarte/ISA
Até o domingo de Páscoa,...
Pesquisa da Exame/Ideia mostra que o ex-presidente Lula continua em primeiro lugar no ranking das intenções de voto, bem a frente de Bolsonaro, segundo colocado
Publicado: 24 Fevereiro, 2022 - 13h21...
Distribuição gratuita de absorventes, lei das patentes e privatização da Eletrobras estão na pauta
Paulo Motoryn
Brasil de Fato | Brasília (DF) |
08 de Fevereiro
Mute
Sessão do Congresso Nacional foi convocada para as 14h desta...