Página inicial > Cozinha solidária do MST distribui milhares de marmitas para atingidos pelas chuvas no estado
Cozinha solidária do MST distribui milhares de marmitas para atingidos pelas chuvas no estado
24/11/2023 08:33
Com 3 mil refeições distribuídas até o almoço de quinta (23), a cozinha em Eldorado do Sul segue por tempo indeterminado
Gabriela Moncau
Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
23 de Novembro de 2023 às 18:24
Com uma cozinha montada na sede da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegra (Cootap) em Eldorado do Sul (RS), cerca de três mil marmitas foram distribuídas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para atingidos pelas chuvas.
A ação de solidariedade está sendo organizada desde a última terça-feira (21), um dia depois de a prefeitura decretar situação de emergência na cidade. Com as fortes chuvas que atingem o estado neste mês de novembro, a cheia do Rio Jacuí fez com que cerca de 5,7 mil pessoas tivessem que deixar suas casas em Eldorado do Sul, segundo a Defesa Civil Municipal. Outras 700 pessoas estão abrigadas em ginásios públicos.
“Estamos aqui, nos solidarizando com a população. E vamos seguir trabalhando até quando seja necessário”, conta Juliana Soares Ribeiro, do MST. O mutirão, que conta com o apoio de trabalhadores da Cootap e da prefeitura, sob gestão de Ernani de Freitas Gonçalves (PDT), prepara outras 600 refeições para o jantar desta quinta-feira (23).
“A população de Eldorado foi bastante atingida, as águas do Rio Jacuí pegaram mais da metade da cidade. No Assentamento de Integração Gaúcha muitas famílias também foram atingidas”, relata Juliana. Ela se refere a um dos principais polos de produção de arroz agroecológico do movimento, que ainda contabiliza o tamanho das perdas por conta da enchente. “Duas escolas dentro do assentamento ficaram embaixo d’água”, descreve Ribeiro. “A produção, as hortas”, elenca.
Assentada, Geni gravou um vídeo na própria cozinha solidária. A água, conta ela, “veio de cima, veio de baixo, veio do lado, pegou a maioria dos assentados, então a maioria perdeu tudo. A casa, os móveis, não deu tempo de tirar, foi meio rápido o negócio”.
“E estamos aqui com a cozinha solidária fazendo alimentação, com solidariedade ao pessoal”, ressalta Geni, em frente a uma linha de produção de voluntários enchendo marmitas. “Estamos aí, vamos lá gente”, finaliza.
As chuvas de alta intensidade e as enchentes no Rio Grande do Sul já deixaram cinco mortos em novembro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de chuva nos últimos 30 dias chegou a 500 milímetros em uma série de cidades gaúchas.
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Para Sánchez, vitória de Lula será uma vitória dos progressistas de todo o mundo.
Lula e Pedro Sanchez.Créditos: Ricardo Stuckert
Por Plinio Teodoro
Escrito en GLOBAL el
26/10/2022 · 12:17...
Gabriela Montaño analisa como resultado das eleições brasileiras poderá impactar a América Latina
Michele de Mello
25 de Outubro de 2022 às 06:18
Gabriela Montaño foi ministra de saúde da Bolívia até 2019, durante o último governo de Evo Morales -...
Ex-presidente afirma que prefere discutir problemas reais que afetam o povo, E reiterou que escolha no segundo turno é entre a democracia e a “barbárie do neofascismo”
Por Tiago Pereira, da RBA
Publicado 24/10/2022 - 17h50
Reprodução
Ação...
Parlamentares apontam como simbólica a presença de Sergio Moro no primeiro debate presidencial neste segundo turno, onde atuou como assessor de Bolsonaro. Participação do futuro senador é criticada até por apoiador da Lava Jato. ‘Prova que o alvo sempre foi...
12 outubro, quarta-feira, 2022 às 4:11 pm
Comentários
O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) ajuizou nesta terça-feira (11), junto à Vara do Trabalho de Tramandaí, uma ação civil pública por assédio eleitoral do...
CUT - O Ministério Público do Trabalho (MPT) já registrou 173 denúncias de coação eleitoral e abriu 83 procedimentos contra patrões que estão fazendo ameaças ou oferecendo dinheiro aos trabalhadores e trabalhadoras, para que votem no presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à...
Em Campinas, Lula, Hadad e Alckmin falam sobre violência bolsonarista e defendem propostas para desenvolvimento da região
Por Gabriel Valery | RBA
Publicado 08/10/2022 - 14h43
Ricardo...
Instituto ouviu 2.884 pessoas em todo o país; margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos
Redação
Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
07 de Outubro de 2022 às 17:18
Lula (PT) e Bolsonaro (PL): um...
Stara, de empresário bolsonarista, enviou comunicado a fornecedores em tom de chantagem ameaçando reduzir 30% em 2023
Marcelo Ferreira
Brasil de Fato | Porto Alegre |
04 de Outubro de 2022 às 19:49
Proprietário da...
Novamente em campanha, ex-presidente afirma que pretende reunir todos os democratas do país para derrotar a desumanidade representada pelo governo Bolsonaro
Por Tiago Pereira, da RBA
Publicado 03/10/2022 - 20h50
Ricardo Stuckert
Bolsonaro "vai...