Página inicial > Corpus Christi é feriado ou ponto facultativo? Confira o que abre e o que fecha na data
Corpus Christi é feriado ou ponto facultativo? Confira o que abre e o que fecha na data
07/06/2023 07:34
Segundo anúncio do governo, os servidores federais terão ponto facultativo na quinta e sexta-feira, dias 8 e 9 de junho
Mariana Lemos
Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Nesta quinta-feira, dia 8 de junho, é comemorado pela igreja católica o dia de Corpus Christi. Marcado pela contagem de 60 dias após o carnaval, a data não é feriado nacional, ficando a cargo de estados e municípios a definição. Entretanto, se não há legislação local sobre a data, esta é considerada ponto facultativo.
Segundo anunciado pelo governo, os servidores federais terão ponto facultativo na quinta e na sexta-feira, dias 8 e 9 de junho. Já os demais funcionários públicos seguirão a decisão dos governos locais, que em geral adotam o ponto facultativo. Neste ano, das 27 capitais estaduais, 13 terão ponto facultativo e 14 decretaram feriado na quinta-feira.
Vale ressaltar que nos casos onde é feriado, quem for contratado em regime de CLT e estiver escalado para trabalhar, deverá receber em dobro o salário proporcional ao dia trabalhado. Se o município aderir somente ao ponto facultativo não é obrigatório que o patrão pague horas extras ou gratificações aos que estiverem trabalhando no dia.
As capitais que funcionam com ponto facultativo no Corpus Christi em 2023 são: Rio Branco (AC), Macapá (AP), Fortaleza (CE), Brasília (DF), São Luís (MA), Belém (PA), João Pessoa (PB), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Porto Velho (RO), Florianópolis (SC), Aracaju (SE) e Palmas (TO).
Já nas seguintes capitais a quinta-feira é compreendida como feriado: Maceió (AL), Manaus (AM), Salvador (BA), Vitória (ES), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Teresina (PI), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Boa Vista (RR) e São Paulo (SP).
Bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias estarão fechadas na quinta-feira (8). Isso ocorre mesmo nos locais onde a data não for feriado.
Entretanto, as áreas de autoatendimento em caixas eletrônicos estarão disponíveis, assim como também os canais de atendimento por telefone, aplicativos e internet banking.
Boletos e carnês com vencimento no dia 8 de junho poderão ser pagos, sem acréscimo no valor, no próximo dia útil, ou seja, na sexta-feira, 9 de junho.
Lotéricas
A abertura de agências e casas lotéricas, em geral, ficam a critério do proprietário. Entretanto, a maioria delas também estará fechada na quinta-feira, retomando os atendimentos na sexta (9).
Correios
As agências dos Correios estarão fechadas na quinta-feira (8), mas na sexta-feira (9) já voltarão a operar normalmente. As agências que funcionam aos sábados abrirão normalmente no dia 10 e as entregas também ocorrem normalmente na sexta.
Se necessário, contate a Central de Atendimento dos Correios (CAC) por meio do portal Fale Conosco ou ainda pelo telefone 3003-0100. O atendimento está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.
INSS
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas no dia de Corpus Christi. O mesmo acontece com o atendimento humano realizado pelo telefone 135 na quinta-feira. Entretanto, as agências funcionarão normalmente na sexta (9).
Saúde
Os hospitais, serviços de saúde de emergência e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Sistema Único de Saúde (SUS) funcionarão normalmente na quinta-feira (8). Farmácias e drogarias também poderão abrir normalmente, pois se enquadram na lista de serviços essenciais.
Postos de gasolina
Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), todos os postos são obrigados a funcionar de segunda a sábado entre às 6 horas da manhã e às 20h, inclusive em feriados.
Universidades
Diversas universidades públicas, federais e estaduais, também definiram nos seus calendários acadêmicos anuais o dia 8 como sendo feriado. Algumas instituições ainda estenderão o recesso para sexta-feira e sábado.
Transporte Público
Em relação aos transportes públicos, como a administração ocorre por meio das prefeituras, é importante que você procure se informar acerca dos fluxos e horários de funcionamento de acordo com a sua localidade.
Supermercados, bares, restaurantes e lojas
A abertura de restaurantes, bares, supermercados e lojas de comércio em geral acontece de forma facultativa, a depender dos órgãos locais, como o sindicato dos lojistas da região.
Em geral, os shoppings funcionam em horário especial e os supermercados abrem normalmente. Mas é importante ficar atento pois os horários de funcionamento dos estabelecimentos podem sofrer alterações.
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Na primeira audiência pública do ano, nesta quinta-feira (5), a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) debateu as novas regras para concessão de pensão por morte e para o seguro desemprego. Todos os convidados se manifestaram pela rejeição, por inconstitucionalidade, das...
Da Carta Capital
Em entrevista, João Pedro Stedile, membro da coordenação do MST, afirma que cabe aos movimentos sociais cobrar do governo as mudanças sociais necessárias, e que a campanha de Impeachment articulada pela direita é "uma tática para acuar o governo. Para que ele tenha medo de...
Na foto : Neuza, Paulo, Neiva, Marizar e Vilma
A conteceu no sabado dia 21 de fevereiro a festa para comemorar os 82 anos de existência do Sindicato dos Sapateiros e Sapateiras do Vale dos Sinos num clima de alegria e confraternização nós da CUT Pode Mais estavamos presente com inumeros...
O PL 4.330/04, que expande a terceirização, foi desarquivado nesta terça-feira (10). De autoria do ex-deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), o projeto está pronto para votação no plenário da Câmara dos Deputados.
A votação do projeto em plenário depende do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ),...
Cai por terra o parecer do jurista Ives Gandra, produzido a pedido de um advogado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que vê condições jurídicas para um impeachment da presidente Dilma Rousseff; a tese defendida por Gandra está errada; é o que dizem Lenio Streck...
Dieese alerta para os prejuízos de novas regras do seguro-desemprego
15 janeiro, quinta-feira, 2015 às 1:04 pm
Comentários
Coordenador do instituto lembra que medidas não foram dialogadas com o movimento sindical
O coordenador de atendimento sindical do Dieese, Airton Santos,...
CPERS reúne-se com secretário de Educação para garantir início de ano letivo sem falta de professores
16 janeiro, sexta-feira, 2015 às 1:11 pm
Comentários
A Direção Central do CPERS reuniu-se, na quinta-feira, 15, com o secretário estadual de educação, Vieira da Cunha, e sua equipe...
Vitória dos trabalhadores: aprovado reajuste de 16% para o Piso Regional
2 dezembro, terça-feira, 2014 às 5:00 pm
Comentários
Em um dia marcado pelo debate sobre o tema, com audiência pública e Grande Expediente, a classe trabalhadora comemora
Com 41 votos favoráveis e nenhum...
CUT reivindica e Dilma monta mesa de negociação permanente para discutir agenda dos/as trabalhadores/as
Em audiência com a presidenta Dilma Rousseff, presidente da CUT, Vagner Freitas, cobra manutenção de políticas sociais e mais diálogo com movimento sindical
Em audiência realizada nesta...