Página inicial > Após resgate de brasileiros, Brasil seguirá atuando por fim do massacre na Palestina
Após resgate de brasileiros, Brasil seguirá atuando por fim do massacre na Palestina
13/11/2023 07:49
Chanceler Mauro Vieira destacou a intenção do Brasil em discutir o cessar-fogo assunto no Conselho de Segurança da ONU
Daniel Lamir
Recife (PE) |
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, realizou uma entrevista coletiva neste domingo (12), no Palácio do Itamaraty, em Brasília, para detalhar a operação de resgate de um grupo de brasileiros que estavam em Gaza. Apesar da situação "momentaneamente resolvida" para as 32 pessoas, que devem chegar ao Brasil nesta segunda-feira (13), o ministro afirmou preocupação com a permanência do conflito e sinalizou a retomada da pauta humanitária no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Após contatos constantes entre o governo brasileiro com autoridades egípcias, palestinas e israelenses, Vieira considerou a operação de resgate “complexa e delicada”, mas que chegou a um “bom termo”. O ministro confirmou a informação do Itamaraty, de que o grupo formado por brasileiros e palestinos que são parentes próximos dos brasileiros deve se hospedar no Cairo antes de seguir o voo para o Brasil nesta segunda-feira (13).
A previsão é que as 32 pessoas deixem a capital egípcia em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), às 11h50, no horário local (6h50, em Brasília), nesta segunda-feira. A chegada à capital federal deve ser feita às 23h30, ainda nesta segunda, depois de parar em Roma, na Itália, em Las Palmas, na Espanha, e na Base Aérea do Recife, já em território brasileiro.
Ao mesmo tempo, Vieira destacou os esforços do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no cessar-fogo. “Lula está envolvido na questão, tem falado com chefes da região e com a ONU. A intenção dele é voltar a tratar da questão no Conselho de Segurança da ONU para encontrar uma forma de suspensão da hostilidade e uma pausa humanitária para a população civil ainda em Gaza”, disse.
Repatriação
Acompanhado pelo Governo Federal, o grupo aguardava há dois dias a permissão de autoridades egípcias, israelenses e palestinas para cruzar a fronteira entre Gaza e Egito, no Portal de Rafah. A lista original constava de 34 nomes, mas de acordo com o comunicado, duas pessoas desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza.
O grupo é formado por 22 brasileiros e dez palestinos familiares de brasileiro, sendo 17 crianças, nove mulheres e seis homens. Entre a autorização e a passagem de Gaza para o Egito, o grupo aguardou dois dias porque a fronteira havia sido fechada na sexta-feira. De acordo com o governo federal, as 32 pessoas serão atendidas por equipe com médico, enfermeiro e psicólogo em um avião VC-2.
Hasan Rabee, um dos 32 brasileiros que foram resgatados em Gaza, celebrou que as crianças estavam recebendo frutas, na ação de repatriação. "Comida, que foi trazida pela embaixada do Brasil no Egito para as crianças, porque, na Faixa de Gaza, fruta não encontra mais, as coisas estão muito difíceis. É complicado. Graças a Deus que tem o Governo (do) Brasil e tem embaixada do Brasil e ao presidente que está dando todo o apoio pra nós", disse, em postagem no perfil da Presidência da República na rede social X.
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Analista diz que impulso na ampliação reflete assimetria de poder da China, que quer internacionalizar sua moeda
Julio Adamor
Brasil de Fato | Botucatu (SP) | |
Lula é recepcionado na chegada à África do Sul para a cúpula do Brics - Ricardo Stuckert
A ampliação do...
Modelos de geração de energia estavam entre as pautas do encontro
Foto: Carla Batista
O Nordeste brasileiro é vasto em potencial para a geração de energia renovável. Abundante em sol e ventos, a região tem chamado a atenção para a instalação de parques fotovoltaicos e eólicos....
O Semapi-RS e o Senergisul, com o apoio da CUT-RS, realizaram um ato na manhã desta quarta-feira (16), em frente à Singel, na cidade de Pelotas, no interior gaúcho, protestando contra os baixos salários e as condições precárias de trabalho nas empresas terceirizadas contratadas pela...
Líder sindical paraibana, assassinada há 40 anos, inspirou marcha
Por Redação RBA
Ricardo Stuckert/PR
Marcha teve sua sétima edição nesta semana, com 100 mil trabalhadoras em Brasília
São Paulo – O...
Melhores perspectivas econômicas puxam avaliação para cima; 1 em cada 4 eleitores de Bolsonaro aprovam o governo
Redação
Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ)
Percepção sobre o governo Lula atinge os melhores índices no terceiro mandato - Marcelo Camargo/Agência...
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a variação da cesta de compras de famílias com renda até cinco salários mínimos, registrou deflação (queda de preços) de 0,09% em julho deste ano, segundo os dados divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e...
Servidores do Judiciário Federal se mobilizam por antecipação de parcela salarial
Foi um dia mobilização no Judiciário Federal nesta terça-feira (8) em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Enquanto em Porto Alegre, cerca de 100 servidores e servidoras...
Após Banco Central cortar taxa, mercado revê expectativas e reduz suas previsões sobre juros
Redação
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
07 de Agosto de 2023 às 11:41
Banco Central cortou Selic pela primeira vez em três...
Piso Nacional da Enfermagem: da longa história aos dias atuais
O ano é 2020, e o senador capixaba Fabiano Contarato (PT-ES) leva ao Senado mais uma proposta de piso para a categoria da enfermagem. Neste momento, enquanto a enfermagem está na linha de frente combatendo a SARS/COVID-19, na...