Página inicial > Após resgate de brasileiros, Brasil seguirá atuando por fim do massacre na Palestina
Após resgate de brasileiros, Brasil seguirá atuando por fim do massacre na Palestina
13/11/2023 07:49
Chanceler Mauro Vieira destacou a intenção do Brasil em discutir o cessar-fogo assunto no Conselho de Segurança da ONU
Daniel Lamir
Recife (PE) |
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, realizou uma entrevista coletiva neste domingo (12), no Palácio do Itamaraty, em Brasília, para detalhar a operação de resgate de um grupo de brasileiros que estavam em Gaza. Apesar da situação "momentaneamente resolvida" para as 32 pessoas, que devem chegar ao Brasil nesta segunda-feira (13), o ministro afirmou preocupação com a permanência do conflito e sinalizou a retomada da pauta humanitária no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Após contatos constantes entre o governo brasileiro com autoridades egípcias, palestinas e israelenses, Vieira considerou a operação de resgate “complexa e delicada”, mas que chegou a um “bom termo”. O ministro confirmou a informação do Itamaraty, de que o grupo formado por brasileiros e palestinos que são parentes próximos dos brasileiros deve se hospedar no Cairo antes de seguir o voo para o Brasil nesta segunda-feira (13).
A previsão é que as 32 pessoas deixem a capital egípcia em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), às 11h50, no horário local (6h50, em Brasília), nesta segunda-feira. A chegada à capital federal deve ser feita às 23h30, ainda nesta segunda, depois de parar em Roma, na Itália, em Las Palmas, na Espanha, e na Base Aérea do Recife, já em território brasileiro.
Ao mesmo tempo, Vieira destacou os esforços do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no cessar-fogo. “Lula está envolvido na questão, tem falado com chefes da região e com a ONU. A intenção dele é voltar a tratar da questão no Conselho de Segurança da ONU para encontrar uma forma de suspensão da hostilidade e uma pausa humanitária para a população civil ainda em Gaza”, disse.
Repatriação
Acompanhado pelo Governo Federal, o grupo aguardava há dois dias a permissão de autoridades egípcias, israelenses e palestinas para cruzar a fronteira entre Gaza e Egito, no Portal de Rafah. A lista original constava de 34 nomes, mas de acordo com o comunicado, duas pessoas desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza.
O grupo é formado por 22 brasileiros e dez palestinos familiares de brasileiro, sendo 17 crianças, nove mulheres e seis homens. Entre a autorização e a passagem de Gaza para o Egito, o grupo aguardou dois dias porque a fronteira havia sido fechada na sexta-feira. De acordo com o governo federal, as 32 pessoas serão atendidas por equipe com médico, enfermeiro e psicólogo em um avião VC-2.
Hasan Rabee, um dos 32 brasileiros que foram resgatados em Gaza, celebrou que as crianças estavam recebendo frutas, na ação de repatriação. "Comida, que foi trazida pela embaixada do Brasil no Egito para as crianças, porque, na Faixa de Gaza, fruta não encontra mais, as coisas estão muito difíceis. É complicado. Graças a Deus que tem o Governo (do) Brasil e tem embaixada do Brasil e ao presidente que está dando todo o apoio pra nós", disse, em postagem no perfil da Presidência da República na rede social X.
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
“Chega de ódio, fake news, armas e bombas. Nosso povo quer paz. A disputa eleitoral acabou. Não existem dois Brasis, somo um único país”
Por Vitor Nuzzi, da RBA
Publicado 01/01/2023 -...
O principal imbróglio do capítulo que encerra a formação do ministério deve ser resolvido com o encontro entre os dois
Lula e Tebet.Créditos: Reprodução de Vídeo
Por Julinho Bittencourt
Escrito...
"Não sou eu que preciso dos ministros que anunciamos. Quem precisa é o povo brasileiro, o povo pobre, as mulheres, a população negra", disse Lula
Patricia Faermannjornalggn@gmail.com
ompartilhar no FacebookTweetarEnviar pelo...
Sob forte pressão da CUT-RS e centrais sindicais, que dialogaram com o governo do Estado e os deputados estaduais e ocuparam as galerias do plenário, na manhã desta terça-feira (20), a Assembleia a Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, por 48 votos favoráveis e 3 contrários, o reajuste de...
Distrito de Portugal retomou controle de serviço público após 25 anos, aderindo à tendência mundial de reestatizações
Redação
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
20 de Dezembro de 2022 às 13:01
Empresa de água do Rio...
Em entrevista para a Revista Brasil TVT, ex-ministro das comunicações detalhou partes dos trabalhos dos grupos responsáveis pelo relatório já finalizado e entregue ao presidente Lula
Por Redação RBA
(Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência...
Recursos existem para garantir direitos aos mais vulneráveis, diz Gilmar Mendes. Decisão viabiliza Bolsa Família de R$ 600 independentemente da PEC da Transição
Por Redação RBA
Publicado 19/12/2022 - 07h34
Felipe...
“Poucas vezes na história recente a democracia esteve tão ameaçada”, afimou Lula. Criminosos “serão integralmente responsabilizados”, diz presidente do TSE
Por Redação RBA
Publicado 12/12/2022 - 20h45
Divulgação
Emocionado, Lula prometeu que fará...
Presidente eleito e vice receberam diploma das mãos do presidente da Corte Eleitoral, o ministro Alexandre de Moraes
Paulo Motoryn
Brasil de Fato | Brasília (DF) |
12 de Dezembro de 2022 às...
Para ex-ministra, conjunto de políticas para enfrentamento da pobreza será também motor do desenvolvimento econômico
Por Redação RBA
Publicado 11/12/2022 - 12h52
Reprodução
Produção agroecológica representa produção de alimento de qualidade, geração de...